quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Balancim

ANDAIMES SUSPENSOS MECÂNICOS

Definição:
Andaime suspenso mecânico são compostos de vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura da plataforma de trabalho. Movimentam-se no sentido vertical e horizontal com o auxilio de guinchos ou motores. Todos esses dispositivos devem ser checados diariamente pelos usuários responsáveis pela obra, antes de se iniciarem os trabalhos (NR-18.15.34), veja a lista de inspeção em anexo.
Tais andaimes podem ser de dois tipos, pesado e leve. Os primeiros são utilizados geralmente em serviços de pedreiro, com execução de argamassas externa, assentamento de pastilhas, manutenção, fachamento, etc.

ANDAIMES SUSPENSOS MECÂNICOS LEVES

Os andaimes suspensos mecânicos leves são empregados em pequenos serviços de reparo, pintura e manutenção. Sua capacidade máxima é de dois operários NR-18.15.46.
Estes devem obedecer aos seguintes requisitos:
A fixação dos guinchos nas extremidades ou laterais do guarda-corpo das plataformas de trabalho deverá ser feita por sistemas adequados ao projeto.
Cada fixação deverá possuir dois cabos de aço devidamente dimensionados, um para o guincho e outro para o trava-quedas do equipamento.
Não poderá haver interligações entre plataformas.

O andaime suspenso mecânico leve é composto por:
1 (uma) plataforma
2 (duas) catracas / Tifor / moto-redutor
2 (dois) cabos de aço 3/8” / 9,2 mm
2 (duas) vigas I de 4”
1 (um) painel de controle
1 (uma) botoeira

O emprego crescente deve-se ao notável incremento da edificação. Tais equipamentos são utilizados tanto na etapa de construção quanto na manutenção e limpeza dos edifícios prontos.
A norma NR-18.15.31 não permite o uso da fixação das vigas por meio de sacos de areia, latas de concreto ou qualquer outro tipo de improviso.
É Proibida a interligação dos andaimes mecânicos suspensos leves, pois a passagem de um para outro é dificultada pelas dimensões e do posicionamento das plataformas.
Não havendo a possibilidade de fixação das vigas que sustentam o andaime suspenso mecânico leve, este por sua vez será realizado através de contrapesos de caga superior a 5 cinco vezes o peso de trabalho dos andaimes suspenso mecânico leve, quando contrapesados o sistema de segurança consiste em estirantes de cabos de aço , escoras metálicas, grampos e esticadores, contrapesos de concreto ou ferro.
O caso de solicitação deste equipamento é, serviço normal com vento limite em serviço, por tanto é dado o caso 2.
As solicitações da seção 2 adicionam-se efeitos do vento limite de serviço conforme a norma NBR 8400.

Nos cálculos leva-se em consideração a mais elevada das seguintes combinações, solicitação devida ao peso próprio acrescida da solicitação devida ao vento máximo, citada na norma NBR 8400 incluindo as reações de ancoragem.
Solicitação devida ao peso própria acrescida de solicitação devida a carga de serviço, as quais acrescenta-se mais elevado dos efeitos de choque previsto na norma NBR 8400.

Os cabos de aço devem trabalhar perpendicularmente ao piso da plataforma de trabalho horizontal NR-18.15.33 e ter comprimento tal que, quando a plataforma está na posição mais baixa, restem ainda pelo menos seis voltas em torno de cada tambor do guincho NR-18.15.35

Os andaimes devem ser fixados à estrutura da construção na posição de trabalho NR-18.15.37 e ter os quadros dos guinchos providos de dispositivos para a fixação de guarda-corpo e rodapé NR-18.15.38.

Sobre o assoalho da plataforma só é permitido depositar material para uso imediato NR-18.15.41.

De acordo com a NR-18.15.42 as plataformas de elevação devem satisfazer aos seguintes requisitos:

Terem dispositivos que impeça o retrocesso acidental do tambor e o desenrolamento do cabo.
Serem acionados por meio de alavancas ou manivela, ou automaticamente, através de motores, na subida e descida do ambiente.
Possuírem segunda trava de segurança.
Serem dotados de proteção contra respingos de argamassa, concreto, nata de cimento etc.
Limitadores de fim de curso nas monovias do andaime suspenso leve de deslocamento horizontal.
Sistema de segurança nos rodízios das monovias dos andaimes suspenso leves de deslocamento horizontal.
Sistema de travas nos troles.
Caso trabalhem ou circulem pessoas em áreas localizadas acima do andaime, este deve ser dotado de uma cobertura ou plataforma resistente, sinalizada, que evite acidentes provocados pelas projeções de ferramentas ou materiais.
Os andaimes suspensos mecânicos leves de deslocamento horizontal e vertical devem atender os itens de segurança:
2 (dois) guarda corpo
2 (dois) trava quedas com cabos de aço 5/16”
2 (dois) cintos de segurança tipo pára-quedista
2 (duas) cordas para os cintos
Limitadores de fim de curso nas monovias de deslocamento horizontal
Travas para os troles dos andaimes suspensos mecânicos leve de deslocamento horizontal.
Ensaios de segurança do tipo dinâmico e estático devem acontecer antes da colocação em serviço dos equipamentos.
Os usuários do equipamento deverão utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual:
Capacete com fixação na jugular.
Botas com solado antiderrapante
Cintos de segurança tipo pára-quedista ligado ao trava quedas em cabo-guia independente


3. AS NR APLICADAS SÃO:
NR-18.15.30 - Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, deverão ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado.

NR-18.15.30.1 - Os andaimes suspensos deverão ser dotados de placa de identificação, colocada em local visível, onde conste a carga máxima de trabalho permitida.

NR-18.15.30.3 - Deve ser garantida a estabilidade dos andaimes suspensos durante todo o período de sua utilização, através de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos específicos para tal fim.

NR-18.15.31 - O trabalhador deve utilizar cinto de segurança tipo pára-quedista, ligado ao trava-quedas de segurança este, ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixação e sustentação do andaime suspenso.

NR-18.15.32 - A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante.

NR-18.15.32.1 - A sustentação dos andaimes suspensos somente poderá ser apoiada ou fixada em elemento estrutural.

NR-18.15.32.1.1 - Em caso de sustentação de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificação, essa deverá ser precedida de estudos de verificação estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

NR-18.15.32.1.2 - A verificação estrutural e as especificações técnicas para a sustentação dos andaimes suspensos em platibanda ou beiral de edificação deverão permanecer no local de realização dos serviços.

NR-18.15.32.2 - A extremidade do dispositivo de sustentação, voltada para o interior da construção, deve ser adequadamente fixada, constando essa especificação do projeto emitido.

NR-18.15.32.3 - É proibida a fixação de sistemas de sustentação dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro meio similar.

NR-18. 15.32.4 - Quando da utilização do sistema contrapeso, como forma de fixação da estrutura de sustentação dos andaimes suspensos, este deverá atender as seguintes especificações mínimas:
ser invariável (forma e peso especificados no projeto);
ser fixado à estrutura de sustentação dos andaimes;
ser de concreto, aço ou outro sólido não granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelével em cada peça; e,
ter contraventamentos que impeçam seu deslocamento horizontal.

NR-18.15.33 - É proibido o uso de cabos de fibras naturais ou artificiais para sustentação dos andaimes suspensos.

NR-18.15.34 - Os cabos de suspensão devem trabalhar na vertical e o estrado na horizontal.

NR-18.15.35 - Os dispositivos de suspensão devem ser diariamente verificados pelos usuários e pelo responsável pela obra, antes de iniciados os trabalhos.

NR-18.15.35.1 - Os usuários e o responsável pela verificação deverão receber treinamento e manual de procedimentos para a rotina de verificação diária.

NR-18.15.36 - Os cabos de aço utilizados nos guinchos tipo catraca dos andaimes suspensos devem:
ter comprimento tal que para a posição mais baixa do estrado restem pelo menos 6 (seis) voltas sobre cada tambor; e,
passar livremente na roldana, devendo o respectivo sulco ser mantido em bom estado de limpeza e conservação.

NR-18.15.37 - Os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados à edificação na posição de trabalho.

NR-18.15.38 - É proibido acrescentar trechos em balanço ao estrado de andaimes suspensos.

NR-18.15.39 - É proibida a interligação de andaimes suspensos para a circulação de pessoas ou execução de tarefas.

NR-18.15.40 - Sobre os andaimes suspensos somente é permitido depositar material para uso imediato.

NR-18.15.40.1 - É proibida a utilização de andaimes suspensos para transporte de pessoas ou materiais que não estejam vinculados aos serviços em execução.

NR-18.15.41 - Os quadros dos guinchos de elevação devem ser providos de dispositivos para fixação de sistema guarda-corpo e rodapé, conforme subitem 18.13.5.

NR-18.15.41.1 - O estrado do andaime deve estar fixado aos estribos de apoio e o guarda-corpo ao seu suporte.

NR-18.15.42 - Os guinchos de elevação para acionamento manual devem observar os seguintes requisitos:

4. MODELOS DE BALANCIM QUE SE ENCONTRAM NO MERCADO





5. PADRÕES DOS ANDAIMES DA EMPRESA RÁPIDO ANDAIMES
Andaime Super com Cabo PassanteEquipado com a nova geração de guinchos manuais de cabo de aço passante, possibilita uma velocidade de movimentação vertical compatível com a do andaime elétrico independente da altura em que esteja sendo operado. O guincho que traciona o cabo de aço principal é equipado com sistema de freio absoluto e um trava-queda automático no cabo de segurança adicional.Pode ser montado com plataformas metálicas moduladas nas medidas padrão de 2 e 3 metros que interligadas podem compor plataformas com metragem até 7m.Sua sustentação é feita de cabo de aço nos comprimentos de 30 a 90m.




Andaime ElétricoÉ um equipamento montado com plataformas moduladas, piso de aço ou de alumínio, e rodízios para deslocamento no solo. Pode ser montado com plataformas metálicas moduladas nas medidas padrão de 2 e 3 metros que interligadas podem compor plataformas com metragem até 8m.O comando de movimentação é feito por um painel elétrico de controle central que aciona os dois guincho simultânea ou alternadamente, em caso de nivelamento da plataforma. Permite movimentações verticais à velocidade de 7.2m/min a 9.0m/min conforme o guincho utilizado.Utiliza motor redutor de 1,5 cv, trifásico, de 220 ou 380 volts, podendo ser acionado manualmente na falta de energia.

Andaime Tradicional com CatracaO Andaime Tradicional com Catraca é equipado com guinchos que possuem sistema de travamento automático duplo. Sua principais utilizações são em serviços de pintura, reforma, limpeza e manutenção de fachadas. A sua segurança aliada a leveza, facilidade na montagem e operação simplificada, proporciona um ganho significativo de produtividade.Pode ser montado com plataformas padrão de 1,00m, 1,50m, 2,00m e 3,00m de comprimento por 0,70m de largura.Sua sustentação é feita de cabo de aço nos comprimentos de 30m a 90m.
Andaime Suspenso PesadoO Andaime suspenso Pesado é destinado aos serviços pesados de revestimentos externo de edificações, possibilitando mobilidade e segurança nos trabalhos. As plataformas possuem 1,5m de largura, sustentada a cada 2m por um par de guinchos. Sua sustentação é feita de cabo de aço nos comprimentos de 30 a 90m.

Mini Plataforma: Equipamento totalmente desmontável, que possibilita o uso tanto dos Guinchos Manuais quanto dos Elétricos. Além do cabo principal possui outro de segurança que atua em conjunto com um trava-queda em qualquer situação de risco. É de fácil movimentação e indicado para uso em espaços confinados, com aberturas mínimas de 0,95 por 0,95 metro. Sua sustentação é feita de cabo de aço nos comprimentos de 30 a 90m.
Capacidade de Carga incluindo o operador

Características Básicas:- Plataformas metálicas moduladas das medidas padrão de 2,0 a 3,0 metros que interligadas podem compor metragens de 4,0 a 6,0 metros ou tradicionais, equipadas com guinchos para qualquer comprimento ou cabo.- O cabo de aço do balancim ultraleve tem de ø=8,0mm ou 5/16 de espessura 6x19 flexível galvanizado desenvolvido especialmente para nossos equipamentos. É fornecido no comprimento de 80 metros.Capacidade de Carga dos Andaimes Suspensos.


6. RECOMENDAÇÕES
RecomendaçõesEm volta de toda a parte externa do andaime deve-se instalar um corrimão. Deverá ser colocado um rodapé ao longo da parte externa do andaime. As cantoneiras de suporte do estrado devem ser mantidas o mais embaixo possível da viga "duplo T" a fim de garantirem a verticalidade dos cabos. Coloca-se uma tela de naylon entre o corrimão e o rodapé. É recomendável uma inspeção periódica dos andaimes enquanto os maquinismos estão em serviço. Ter certeza de que o parafuso de esbarre está colocado no furo apropriado na viga "duplo T".

7. MANEJO
ManejoA plataforma do andaime pesado é formado por no mínimo 4 guinchos; (2 externos e 2 internos), montados ao pares,e distando entre si no máximo 2 metros. A extensão desta plataforma poderá ser ampliada tanto quanto necessário, bastando para tal acrescentar novos pares de guinchos. Plataformas de trabalho de até 1,50 metros de largura, 30 cm além do exigido pela legislação, permitem que os operários movimentem-se livremente pelo andaime, agilizando ainda mais os serviços. 0 equipamento está disponível com opções de cabos nos comprimentos de 30, 45, 60 e 90 metros.

8. INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM
Instruções para montagemRespeitando as normas de segurança em andaimes, a fixação dos mesmos deverá ser criteriosa. Para a utilização total da carga permitida, as tábuas usadas na montagem deverão ser da melhor qualidade a fim de garantir o máximo de resistência A plataforma. A fixação do andaime é feita através de vigas "I" - perfis de aço de 4" de altura por 4,00m de comprimento- que correm ao longo da laje superior, em sentido perpendicular à empena da edificação. Montadas com um balanço de 1,50 m e distando no máximo 2,50m uma da outra. As vigas "I" recebem duas braçadeiras para fixação dos cabos de sustentação do andaime cada cabo liga-se a um guincho respectivamente.

2 comentários: